Fique por dentro das últimas tendências do mundo da moda e das novidades do mercado de componentes metálicos.
Fechar
14 de agosto de 2017

70 anos Baxmann: uma história de sucesso!


70 anos Baxmann: uma história de sucesso!

Tudo começou com Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann: visionário, empreendedor, líder, determinado e incansável! Nascido em Joinville, Santa Catarina, na infância, cresceu em meio à fábrica de pregos de seu pai, uma das primeiras do Brasil. O empreendimento de seu pai não prosperou devido à guerra, mas isso não foi empecilho ao seu futuro promissor. Recomeçou como funcionário em uma fábrica de lixas e assim retomou sua trajetória profissional.

Desbravador, deixou sua cidade natal para assumir um novo desafio profissional: gerenciar uma fábrica em Ferraz de Vasconcelos, cidade que o acolheu com a família e para a qual, com gratidão, muito trabalhou para trazer desenvolvimento.

Com o pensamento constante no progresso do país e preocupado com o bem de todos, sua capacidade e sua visão de futuro logo o levaram a trabalhar pela emancipação do município de Ferraz de Vasconcelos e a ser seu primeiro prefeito.

Um homem de coragem, destemido, visionário e empreendedor, não hesitou em deixar a estabilidade que conquistou, como gerente da fábrica em que trabalhava, para construir sua própria empresa. Sob o comando do sr. Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, a Metalúrgica Baxmann nasceu e se consolidou com posição de destaque no segmento industrial brasileiro.

Com a produção de tachas, em 1947, nascia a metalúrgica, inicialmente com o nome fantasia SULBA. Uma homenagem aos filhos “S” Silvia, “U” Ursula e “L” Luiz “BA” Baxmann. Após ser contestado, o nome fantasia passou a ser Baxmann, destacando o próprio já presente na razão social da firma individual H. Louis Baxmann, aberta em 18/08/1947.

Acompanhando a evolução dos negócios, um marco na história da Baxmann ocorreu em 01/07/1962, quando a empresa foi transformada em companhia limitada, passando para a razão social H. Louis Baxmann & Cia. Ltda. A mudança se deu com o objetivo de marcar um momento de diversificação nos produtos para além das tachas e também foi um marco ao trazer todos os filhos para atuar no negócio.

Seus filhos, que aos poucos começaram a participar da empresa para apoiar o pai, tiveram participação importante e conseguiram dar continuidade ao seu legado. No ano de 1970 a Baxmann iniciou uma importante fase de expansão.

O filho, sr. Luiz Oscar Baxmann, enxergou oportunidades em ampliar a produção da Metalúrgica Baxmann com a utilização de máquinas automatizadas de tachas.

Assim começava uma nova fase promissora para a empresa. Os produtos alcançaram notório reconhecimento de qualidade, graças à filosofia da empresa e à exigência de seu fundador. E, assim, a Baxmann se tornou um dos maiores fabricantes de tachas do Brasil. Suas máquinas de tachas produziam 24 horas por dia, em três turnos.

Em 20/09/1972 a Baxmann entrou no mercado de ilhoses com a aquisição de uma pequena fábrica, a Ilhoses Torre Ltda. A Baxmann destacou-se nesse segmento, chegando a ser fornecedora quase exclusiva para a principal indústria de encerados do país. Em seguida deu início ao desenvolvimento de outros tipos de ilhoses e assim especializou-se no produto, assumindo a liderança em sua produção no Brasil, o que se mantém até os dias de hoje.

O crescimento da Baxmann seguiu nos anos 1980 com a aquisição de outras empresas e a diversificação da linha de produtos, com a inclusão das produções de fivelas e passadores, botões de forrar e rebites. Enquanto isso, outros avanços aconteciam na fábrica, como a implantação da galvanoplastia e da máquina de embalagem automática.

A idade foi chegando e, mesmo debilitado pela saúde, o sr. Baxmann se mantinha ativo na empresa, pois gostava muito de trabalhar. Seus valores, lições e características permanecem presentes na cultura e filosofia da empresa até os dias de hoje e formam a base de tudo. Preparado desde cedo, sempre lado a lado com o pai, o sr. Luiz não teve dificuldade em assumir o comando da empresa em 1985, para dar continuidade ao legado de sucesso, conduzindo a empresa ao crescimento e ao reconhecimento de sua liderança e referência no setor.

A evolução da Baxmann seguiu com a participação de muitos colaboradores que permaneceram e ainda permanecem nela, por muitos e muitos anos, de livre e espontânea vontade, por gostar do ambiente, do respeito da empresa aos funcionários e por se sentirem participantes e responsáveis pelo sucesso da empresa.

Sempre atenta aos avanços tecnológicos, a Baxmann evoluiu muito com a adoção e o uso da informática, que trouxe precisão aos números e controles e agilidade na tomada de decisões a partir da análise completa e rápida de todo o funcionamento. A proximidade e a integração do departamento de vendas com a fábrica permitiu uma resposta comercial mais rápida, dinâmica e flexível para melhor atender ao mercado. A adoção de ferramentas e estratégias de marketing permitiu uma melhor compreensão das necessidades dos clientes e o acompanhamento da evolução dos mercados de atuação.

O respeito ao meio ambiente é outra questão fundamental para a Baxmann, que investe forte em processos e equipamentos, tendo recebido dos órgãos reguladores o reconhecimento de suas instalações como referência para a região do Alto Tietê.

Ao chegar aos seus 70 anos, a Baxmann segue vigorosa na busca incansável da evolução e do aprimoramento de uma empresa feita para durar. Os investimentos seguem em sua constante modernização. Assim, a empresa possui disposição para evoluir sempre e chegar muito bem ao seu centenário. Inquieta, não para e nem desanima, pelo contrário, a integração e o comprometimento de sua equipe, junto com seu otimismo característico, impulsionam-na a seguir na busca da evolução contínua, no aprimoramento de seus processos, na melhoria dos produtos e na construção de seu futuro.


Acesse nosso site e conheça os Produtos Baxmann

VISITE