Fique por dentro das últimas tendências do mundo da moda e das novidades do mercado de componentes metálicos.
Fechar
27 de setembro de 2017

Moda genderless: descubra como ela pode influenciar a indústria dos calçados


Moda genderless: descubra como ela pode influenciar a indústria dos calçados

A moda sempre foi lugar de romper padrões, ousar e questionar. A bola da vez é desconstruir a estética dos gêneros. Genderless – o movimento que não se limita a roupas/acessórios para homem ou para mulher está dando um novo significado ao antigo “unissex” ou “andrógeno” e propondo mais: trazer a ideia de igualdade de gênero para dentro do cenário fashion.

Entenda como a proposta genderless carrega valores de igualdade, por que vem ganhando cada vez mais espaço na nossa realidade social e como isso tem impactado a indústria dos calçados:

Da rua para as passarelas

Os valores de uma sociedade ficam evidenciados nas suas formas de expressão – sejam elas a arte, a língua, formas de se organizar socialmente ou politicamente. Sendo a moda um lugar do novo e de trazer à tona questionamentos da realidade, nada mais natural do que ela refletir sobre questões relacionadas ao gênero, assunto em voga na atualidade. Seja pela luta dos direitos das mulheres e LGBTT, o mundo hoje vem deixando de lado certos padrões e repensando lugares sociais. A moda dá voz a esse movimento em formas, cores e modelagens que dão um recado: não existem mais fronteiras, a liberdade e a escolha estão em primeiro lugar.

A ideia é a de fundir as categorias masculina e feminina – pelo menos é o que se vê nas passarelas e na adesão crescente ao estilo – e diluir essas fronteiras. Bolsas, estampas florais, cabelos longos presos em coques, sapatos Oxford, calças boyfriend — nada disso fica restrito ao uso exclusivo de um gênero. O julgamento sem sentido sobre a orientação sexual a partir da roupa está caindo por terra e dando lugar à liberdade no vestir.

A tendência genderless na indústria dos calçados

Para a indústria calçadista a tendência segue a mesma linha: calçados antes destinados apenas ao público feminino já podem ser vistos e adaptados aos pés masculinos e vice-versa.

– Tênis: os calçados esportivos cada vez mais têm entrado em cena no mundo da moda. Uma peça que já foi considerada exclusivamente masculina atualmente está cada vez mais presente nos pés das mulheres mais descoladas – e não somente dentro das academias.

– Sapato Oxford: esse tipo de sapato anda compondo looks de trabalho e mais elegantes de muitas fashionistas. Imitando os sapatos sociais masculinos, eles dão um ar descolado e sóbrio, quebrando a delicadeza feminina da composição.

– Rasteirinha: no verão será cada vez mais comum encontrar homens usando calçados abertos para compor seu look. Seja na praia ou na cidade, as rasteirinhas masculinas estão em alta para a próxima estação.

– Alpargata: geralmente usadas por mulheres elas também caíram no gosto masculino quando o assunto é praticidade e conforto. Fabricadas por várias marcas, inclusive brasileiras, já viraram ícone da moda genderless.

Viu só como a moda também é lugar de romper paradigmas e de estimular novos pensamentos?

 


Acesse nosso site e conheça os Produtos Baxmann

VISITE