Fique por dentro das últimas tendências do mundo da moda e das novidades do mercado de componentes metálicos.
Fechar
24 de março de 2020

Você sabia que a Baxmann é adepta ao modelo de Economia Circular? Veja como essa prática ajuda a preservar o meio ambiente.


Você sabia que a Baxmann é adepta ao modelo de Economia Circular?  Veja como essa prática ajuda a preservar o meio ambiente.

A Baxmann é conhecida por ser referência em inovação e tecnologia na produção de aviamentos metálicos em toda a América Latina. Sabendo disso, e tendo consciência dos impactos que a indústria em geral causa no meio ambiente, ela se tornou adepta do modelo de economia circular que busca preservar os bens naturais de nosso planeta através de ações inteligentes e sustentáveis.

A importância do modelo de economia circular tomou proporções tão grandes que hoje muitas empresas e consumidores se recusam a fazer negócios com empresas que não fazem ações, ou demonstram preocupação pública com o meio ambiente. Você ainda não sabe o que é economia circular? Não se preocupe, dedicamos este artigo justamente para explicar mais sobre este tema e apresentar as ações que a Baxmann executa para contribuir com ele.

O que é economia circular?

Por muitos anos, a economia foi guiada por um único ciclo que consistia em retirar matéria-prima do meio ambiente, transformá-las e direcioná-las aos clientes que, por sua vez, as usavam e descartavam. Esse sistema incentivou uma exploração ainda mais voraz de indústrias em busca de recursos e, se por um lado ajudou a aumentar o aproveitamento das matérias-primas, tendo em vista a escassez delas em um futuro não tão distante, por outro contribuiu para o aumento de lixo e, consequentemente, da poluição em nosso planeta.

O modelo de economia circular busca justamente romper este ciclo. As indústrias no mundo todo já estão cientes de que o sistema linear contribuirá para esgotar de vez alguns recursos naturais em nosso planeta. Por isso, trabalham para desenvolver seus produtos de forma a reutilizar todos os recursos aplicados no processo de produção, seja em um novo ciclo dentro da própria fábrica ou em outro processo em fábricas diferentes, buscando aproveitar 100% de tudo o que a matéria-prima oferece e nunca descartá-la.

A economia circular instiga a indústria até mesmo na extração de matéria-prima, que hoje ocorre através de processos criteriosos e conscientes (o que extrair, como e quando). Com isso, a reciclagem e a reutilização de resíduos como fonte de novos produtos são estimuladas, assim como a criação de novos processos de produção que emitem menor quantidade de substâncias tóxicas e gases poluentes.

As ações que a Baxmann faz para preservar o meio ambiente

Há muitos anos, a Baxmann trabalha para se tornar sustentável e reduzir ao máximo todos os impactos que não só a produção, como também os próprios materiais, causam ao meio ambiente e à saúde da população. Uma das primeiras medidas é utilizar apenas tintas e vernizes livres de chumbo (metal pesado extremamente prejudicial à saúde) nos processos de produção dos aviamentos.

Além disso, adotamos e incentivamos o uso de latão como matéria-prima para a confecção de peças para calçados e roupas, pois, além de não enferrujar, toda a sucata gerada na produção destes itens é reciclada e retorna ao processo novamente. Quanto a outras matérias primas como o alumínio e aço, encaminhamos 100% das sobras para empresas que farão a reciclagem do material. Também nos preocupamos com os resíduos de usinagem e óleos produzidos em nossa fábrica e destinamos o tratamento a empresas especializadas e comprometidas com o meio ambiente.

Quanto ao uso da água, recurso mais valioso para a humanidade, fazemos o reuso em todo nosso setor de produção, que representa uma economia de 20 mil litros de água por dia. Além de termos uma estação de tratamento de efluentes, considerada como modelo na região do Alto Tietê/SP, ela trata todos os resíduos da Galvanoplastia para entregar à rede uma água livre de contaminações por metais pesados.

A Baxmann ainda tem como meta atender 100% as normas da MRSL e RSL (regulamentações específicas de emissão de substâncias restritivas) até o final de 2020 e está sempre em busca de soluções para preservar o meio ambiente e garantir um futuro melhor a todos.


Acesse nosso site e conheça os Produtos Baxmann

VISITE